No âmbito da disciplina de Animação Sociocultural fomos com o professor António Cravo visitar a Sociedade Uniao Eborense em que aprendemos muitas coisas.
Lá tivemos uma conversa com o Sr. Luz.
Resumo desta nmesma aula:
A Sociedade União Eborense foi fundada em Julho de 1839 por D. Maria 2ª. Nesse tempo era chamada “Sociedade Civilizada União Eborense”, mas em 1862 passou a chamar-se “Sociedade União Eborense” tal como é hoje. Esta sociedade foi criada com o objectivo de proporcionar tertúlias entre o Clero, a Nobreza e Militares com o fim de falarem sobre os problemas sociais que não podiam ser falados fora de uma Sociedade.
A maior parte de sócios desta Sociedade eram lavradores, agricultores e militares, mas estes só foram aceites a partir de 1900.
Esta sociedade era animada com Orquestras e a forma mais usada para se divertirem era a ouvir musica, a ler, a tocar piano, e em tempos antigos chegou mesmo a haver aulas de teatro.
Há noite, os serões acabavam com uma ceia.
*Integravam-se os Republicanos, Monárquicos, Liberais e Progressistas no aspecto politico.
*Muitos dos vereadores da Câmara Municipal de Évora foram sócios da sociedade.
*As farmácias e os barbeiros eram os pontos de encontro e de convívio em todo o país, antes da criação das Sociedades recreativas e artísticas.
*A Sociedade admitia senhoras, mas havia uma altura que as mulheres só podiam entrar acompanhadas pelos maridos, só em épocas festivas.
*Na Sociedade, a partir dos anos 60 tornou-se mais fechado o convívio.
*Existem cerca de 40 sócios que deram o seu nome a ruas da cidade de Évora, havendo alguns entre eles que não eram Eborenses.
*Actualmente a sociedade é frequentada por cerca de 15 sócios que a frequentam durante o dia, com o horário de abertura às 14h e com encerramento às 21h.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário