segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Trabalho

















Entrevista a Sr. Horácio Agostinho

Trabalho:

“ Comecei a trabalhar, a guardar porcos com apenas 7 anos e andava descalço.
Trabalhei numa cooperativa onde fui chefe de uma, mas trabalhava como os meus outros companheiros, não era por ser chefe que não trabalhava, isso é hoje que os chefes não trabalham quase nada. Nesse tempo ganhava 5 contos por mês.
Trabalhei á de um lavrador, tinha aguentar, o que ele quisesse que eu fizesse tinha que fazer senão era despedido e mesmo assim fui despedido só por ter pedido um aumento no ordenado. Foi um tempo que eu nem me quero lembrar.
Quando chegávamos do trabalho tínhamos que ir buscar água a um poço, tínhamos que ir roubar lenha para se poder fazer a comida e lavar a roupa á noite.
Quando comecei a trabalhar junto do meu pai, de Inverno, levava uma saca nas costas para não me molhar tanto e umas engorras de saca nos pés, para não me molhar ainda mais. Havia ainda uma samarra de pele de ovelha mas não era para todos porque não havia dinheiro para se comprar.
A primeira vez que calcei um par de sapatos tinha 11 anos, andava com o meu pai nas carvoarias. Quando passei a ser adulto comecei a tirar cortiça e a fazer o carvão, de dia trabalhava 8horas e de noite trabalhava mais 8horas, a guardar o carvão.
Andei a ceifar desde o nascer até ao por do Sol.

Nenhum comentário: