sábado, 1 de novembro de 2008

Sociedade Joaquim António D’ Aguiar

No dia 31 de Outubro, fomos a uma saida de campo, á Soociedade Joaquim António D'Aguiar, acompanhados pelo professor António Cravo, no âmbito da disciplina de Animação Sociocultural. lá tivémos uma guia cujo nome era Sr. João.



Foi fundada dia 8 de Dezembro de 1900.

Sendo sempre uma sociedade ligada à música, logo desde do início existia uma tuna, e mais tarde uma sociedade de instrução e recreio.Esta sociedade não foi sempre estas instalações.

Em primeiro estava situada na Rua Pedro Simões, depois passou para o Largo S. Domingos e actualmente no Pátio do Salema.



Algumas das actividades oferecidas por esta sociedade foram: -Teatro

– Alfabetização de Adultos (alguns professores deram ali aulas)

– Biblioteca

– Exposições

– Música (Tuna)


Eram uma sociedade só aberta a operários, pois como estes eram excluídos de outras sociedades com a Harmonia, decidiram criar só esta para eles, contudo mais tarde abriram para outras classes.Como Sociedade ligada a várias acções sociais, quase sempre por altura do seu aniversário juntava fundos e oferecia alimentação e outras coisas ás pessoas mais necessitadas.Foi também uma sociedade, onde a PIDE ia assistir e gravar a reuniões que se passavam ali, no entanto apesar disto era visitada por pessoas importantes como Vítor Ruivo e José Saramago entre outros.


* BaileA sala era rodeada de bancos de madeira ou cadeiras. Existia uma orquestra ao vivo (década de 20). As raparigas tinham de ser convidadas a dançar pelos rapazes e dançavam distanciados uns dos outros mais ou menos por dois palmos.Nesta altura dançava se tanto, valsa, folclore entre outras típicas danças desta época.

Nenhum comentário: